Extrapolando os conceitos de *light* e *diet*, a Pepsi lançou no Japão um refrigerante que, segundo a companhia, ajuda a emagrecer e a reduzir os níveis de “colesterol ruim” no sangue.
O “Pepsi Special” contém dextrina – carboidrato produzido a partir do amido. Estudos realizados com ratos sugerem que esse composto diminui os níveis de colesterol LDL no sangue e também reduz a absorção de gordura pelo corpo.
Ainda não foram divulgadas informações sobre a quantidade de outros componentes no refrigerante (como açúcar e xarope), mas a empresa pretende vendê-lo como uma bebida “saudável” e rivalizar com um produto similar lançado pela Coca-Cola no país, a Kirin Mets Cola, que também contém dextrina.
Não é a primeira vez que a empresa lança um refrigerante “diferente” no Japão: lá, tem Pepsi com sabor de pepino e iogurte e, para o Natal, será lançado uma com sabor de tangerina.
A Pepsi não informou quando (ou mesmo se) irá vender a bebida em outros países. A princípio, a ideia é ganhar espaço no mercado japonês de alimentos funcionais (que tem barras de chocolate que “ajudam a emagrecer” e coquetéis que “retardam o envelhecimento”).
Para Sue Baic, porta-voz da Associação Britânica de Dieta, as promessas do produto devem ser vistas com uma dose de ressalva. “Não vejo estudos que mostram que a dextrina funciona em humanos”, aponta. Como alternativa, ela faz a recomendação “clássica” de manter uma dieta repleta de frutas, verduras e grãos
Nenhum comentário:
Postar um comentário