Entre fique a vontade Pesquisar este blog...

terça-feira, julho 02, 2013

OVO NOSSO DE CADA DIA!


Se não fosse a galinha o que seria de nós ?

Durante décadas o ovo foi acusado de contribuir para o aumento dos níveis do mal colesterol  Quem at´r recentemente o liberaram da acusação. Saiba que o ovo é um alimento rico em proteínas, sais minerais e lipídios  está com os níveis de colesterol elevado, de forma geral, a indicação é consumir no máximo três vezes por semana. Uma boa dica também é consumir mais claras do que gemas.
O ovo é fonte de proteína de alto valor biológico, contém vitaminas A, D, E, K e do complexo B (B1, B3 e B12), além de ser fonte de cálcio, ferro, zinco e manganês. Possui poucas calorias comparado as outras fontes de proteína animal: cerca de 75kcal.
Outro elemento encontrado no ovo é a colina, precursor do neurotransmissor acetilcolina que pode melhorar a memória e previne contra doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
Diante desses pontos positivos vale a pena consumir este alimento. Para que ele continue fornecendo todos estes nutrientes, mesmo depois de pronto, prefira consumir cozido, mexido ou omelete. Evite frito (mergulhado em grande quantidade de óleo).
Um ponto negativo que não deve ser deixado de comentar é sobre a salmonella  (bactéria que pode causar diarreia , dor de cabeça, febre e dores abdominais. Para evitar essa contaminação veja algumas dicas:
- Adquirir ovos sempre com a casca intacta e limpa;
- Lavar os ovos antes de usar para o consumo;
- Abrir os ovos na borda dos recipientes separados, e não onde estes serão utilizados;
- Não conservar ovos e nem preparações com ovos em temperatura ambiente.
- Nunca comer a gema mole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário